A escola no ano de 2006 e 2007 foi premiada nacionalmente, por duas vezes consecutivas na olimpíada brasileira de saúde e meio ambiente.
A primeira premiação foi com o projeto Biodiversidade: Caminho para a vida, feita pelos professores do turno matutino e coordenado pelo professor Roberto. E a segunda premiação foi na área da matemática com o professor Samuel.
As metodologias utilizadas no projeto Biodiversidade, focaram-se basicamente no modelo de rede, buscando interagir as diferentes áreas de conhecimento, dando então um tratamento interdisciplinar. A biodiversidade configurou-se como um tema gerador, ampliando o leque de sub-temas que se relacionam entre si, ajudando-nos a entendê-la numa dimensão contextualizada. Em relação às áreas do conhecimento, o eixo norteador foi a problematização desse tema em diferentes abordagens, instigando a mudança de postura a partir de uma nova leitura da realidade . Após essa etapa, seguiram-se debates, mostra de vídeos (documentários, clipes, etc), aulas-passeio com visitação ao Parque Ambiental da ALUMAR e ao Parque do Bom Menino, por ocasião da Semana do Meio Ambiente. Ainda nas metodologias utilizadas, buscou-se estimular as habilidades artísticas na confecção de desenhos, pinturas, esculturas e dramatização, além de construção de paródias. Como produto final do projeto, foram realizados painéis; peça teatral; paródias; coreografia; documentário filmado e editado pelos próprios alunos e a construção de página na Internet (www.vibeflog.com/familiada200), permitindo a interlocução dos diferentes atores que participaram do projeto, bem como a publicação de conteúdos relacionados à temática. Vale ressaltar que a mudança de postura frente às questões sócio-ambientais foi marcante, haja vista o estímulo intenso à participação no processo de construção democrática, como forma de estimular o exercício da cidadania, entendendo, julgando e intervindo na realidade local, pensando no global.
Com a contribuição de cada um de nós, foi possível o sucesso dos projetos! Então trabalhar na perspectiva da unidade é o meio e ao mesmo tempo o desafio para atingirmos a Educação de qualidade!
"Então companheiros é preciso fazer valer a pena, não só pelo futuro que está por vir, mas pelo presente que é eterno" ! (Prof. Roberto Ramos)

0 comentários:


 

Layout por GeckoandFly